Por que fazer esse curso?

A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada em 2017 pelo MEC, propõe que os estudantes ampliem as habilidades investigativas desenvolvidas no Ensino Fundamental e aprendam a compartilhar, utilizando linguagens argumentativas, os conhecimentos científicos produzidos a partir de análises e comparações de modelos, bem como propostas de intervenção pautadas em evidências e princípios éticos e responsáveis, para os mais diversos públicos e em contextos variados.

As atividades investigativas aparecem como uma possibilidade para desenvolver as habilidades e competências propostas pela nova BNCC pois permite que os estudantes façam observações, busquem explicações para os fenômenos observados, criem hipóteses, construam modelos, testem as possibilidades, apresentam os resultados e discutam com seus pares sobre todo o processo.

Neste sentido, o curso Biologia Investigativa possibilita uma aproximação dos docentes de Biologia das escolas estaduais brasileiras com conceitos e conteúdos que subsidiarão o desenvolvimento de aulas com abordagem investigativa.

O que eu preciso saber?

O curso Biologia Investigativa é indicado aos:

  • Docentes de Biologia atuante em sala de aula das escolas estaduais brasileiras;
  • Discentes de Graduação ou Pós-graduação de Biologia ou áreas correlatas, atuando ou não em sala de aula;
  • Docentes de outras disciplinas interessados em ampliar o conhecimento sobre atividades investigativas;
  • Discentes de Graduação ou Pós-graduação de outras áreas, atuando ou não em sala de aula.

Estrutura do Curso

O curso Biologia Investigativa está organizado em oito blocos, de acordo com as temáticas discutidas:

  • Bloco 1: Introdução, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
  • Bloco 2: Atividades investigativas e de baixo custo;
  • Bloco 3: Atividade investigativa sobre Fermentação
  • Bloco 4: Atividade investigativa sobre Fotossíntese;
  • Bloco 5: Atividade investigativa sobre Fake News;
  • Bloco 6: Atividade investigativa sobre Medicamentos;
  • Bloco 7: Processo avaliativo;
  • Bloco 8: Encerramento.

Os blocos apresentam vídeos curtos, permitindo que você organize seu tempo de estudo de forma mais dinâmica. Além disso, este formato possibilita a utilização dos materiais deste curso durante os momentos de formação realizados nas escolas estaduais brasileiras.

Ao final dos blocos que apresentam atividades investigativas, você será convidado a responder um breve questionário avaliando a viabilidade das práticas propostas. Caso queria colaborar com a pesquisa, deverá concordar com o TCLE que aparecerá. Sua participação é muito importante para que possamos ter um feedback sobre o produto que desenvolvemos.