Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais

Desde a década de 1980, a Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, a 1ª universidade pública do País a lançar um portal gratuito de conteúdos educacionais, o OpenCourseWare (OCW) Unicamp, desenvolve e implementa projetos de uso e desenvolvimento de Tecnologias na Educação. Mais recentemente, tem se empenhado também em projetos voltados à Educação a Distância (EAD), com o envolvimento de diversas áreas da universidade, entre elas as Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Graduação e o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE). (Vídeo institucional)

No intuito de prestar o suporte necessário ao oferecimento de Cursos de Educação a Distância, com os diferenciais de credibilidade já presentes nos cursos presenciais disponibilizados pela UNICAMP, em 2008 foi criado o Grupo Gestor de Educação a Distância (GGEaD), vinculado ao Gabinete do Reitor, e, em setembro de 2009, a Resolução GR 34/2009 criava o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE), subordinado às Pró-Reitorias de Pós-Graduação e de Graduação, e retificado pela Resolução GR 15/2010, com a finalidade de:

"Propiciar, apoiar, articular e promover ações institucionais relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias educacionais e educação a distância, nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão da UNICAMP.

Atuar como interlocutor da UNICAMP junto a outras instituições, identificando oportunidades de parcerias que incentivem a implantação de cursos a distância e contribuam para a definição de políticas públicas para o setor."

O Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) veio consolidar as ações relativas ao uso de tecnologias educacionais na Instituição, empregando Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), como páginas de Internet, vídeos, blogs, wikis, animações, ou recursos de Educação a Distância, como a implantação de disciplinas para interação via web, por meio da consultoria sobre desenvolvimento de conteúdos e materiais para Educação a Distância, treinamentos de tutores, colocação de servidores dedicados à hospedagem dos cursos, disciplinas, arquivos, sites e programas relacionados ao Ensino Aberto.

Com todos estes recursos, o GGTE presta suporte e atua como interlocutor da Unicamp junto a outras instituições, identificando oportunidades de parcerias que incentivem a implantação de cursos a distância.

SOBRE O PORTAL MOOC GGTE - UNICAMP

O MOOC GGTE - UNICAMP é um portal de cursos online, livres e gratuitos produzidos pela comunidade acadêmica da Unicamp em parceria com o Grupo Gestor de Tecnologias Educacional da Unicamp (GGTE/Unicamp).

O uso de objetos educacionais digitais, como videoaulas, por exemplo, têm trazido benefícios enormes aos processos educacionais presenciais e não-presenciais. Esta iniciativa caminha junto com o desejo de implantar processos educativos que ampliem as possibilidades de acesso ao conhecimento e aos saberes produzidos dentro da Unicamp.

É um portal de cursos massivos - MOOCs (Massive Open Online Courses), que combina vídeos online com elementos interativos como fóruns, testes e simuladores. Estudantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos, acessar materiais complementares e fazer anotações em um caderno virtual, gestores e professores podem acompanhar os avanços dos alunos, gerenciar turmas e fóruns de discussão.

No Portal MOOC GGTE - UNICAMP, usamos a plataforma TIM Tec, um software que permite a criação de plataformas de cursos online no formato MOOC, ou seja, plataformas que hospedam cursos livres e gratuitos, que podem ser feitos simultaneamente por um grande número de pessoas. O sistema pode hospedar múltiplos cursos que utilizam videoaulas, além de materiais de apoio, atividades, fóruns e cadernos virtuais. Para gestores, a plataforma possibilita gerar relatórios de acompanhamento dos cursos, turmas e alunos, verificar o progresso de cada participante, interagir com alunos e emitir certificados e atestados de horas.

Essa Plataforma é um software livre já consolidado e usado em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), desde 2014, em mais de 23 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IF, que fazem parte da Rede e-Tec Brasil.