Cursos

Curso Iniciado

Curso Preparatório - Comissão de Averiguação 2021 (Aulas Virtuais)

Debora Cristina Jeffrey, Noel dos Santos Cavarlho, Daniela dos Santos Caetano, Pedro Almeida, Milena Santos, Robson B. Sampaio, Janice Sança, Messias Loiola, Suelen Souza, Iago Pinheiro dos Santos, Stefany Izídio, André Dolencsko, Juliana Soares de Oliveira, Fellipe Bruno, Maria Izabella Souza de Lima, Victor Schlude Ribeiro, Larissa da Silva Fontana, Guilherme dos Santos Oliveira, Giulia Mendes Gambassi, Manuela Queiroz de Souza

O **Curso Preparatório Comissão de Averiguação - 2021** tem o objetivo de proporcionar a formação dos membros que constituem a Comissão de Averiguação da Unicamp que realizará **procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos negros (pretos e pardos), por aferição virtual, para fins de preenchimento das vagas reservadas no sistema de cotas étnico-raciais da UNICAMP (Colégios Técnicos, Vestibular Unicamp 2021 e Programas de Pós-Graduação)**. A realização do curso preparatório **é obrigatória à todos os membros que compõem a Comissão de Averiguação da Unicamp 2020**.

Out, 2021
Curso Iniciado

Educação para as Africanidades: formação para a Cidadania

Profa. Dra. Debora Cristina Jeffrey, Profa. Dra. Angela Soligo, Prof. Dr. Mário Augusto Medeiros da Silva, Profa. Lucilene Reginaldo, Prof. Ms. Wilson Queiroz, Profa. Daniela dos Santos Caetano, Profa. Dra. Anselma Garcia de Sales, Profa. Jaqueline da Conceição Camargo, Prof. Adriano Bueno, Profa. Eliana Cantos, Profa. Ms. Eliana Cristo, Prof. Robson B. Sampaio

Este curso trabalha a formação em história e cultura africana e afro- brasileira, mediante estudo e prática e interdisciplinar, almejando via princípio de cidadania, o pleno reconhecimento do acesso e da garantia do direito à educação. Nosso objetivo é fomentar a construção de conhecimentos acerca das africanidades em consonância com a lei 10.639/03; Incentivar a produção de materiais didáticos para o reconhecimento e valorização do legado africano e afro-brasileiro; Ampliar o repertório linguístico e cultural dos educadores e estabelecer diálogo entre a universidade e a comunidade externa. Este curso foi oferecido em 2019 e agora está disponível para acesso aberto sem certificação!

Out, 2021
Curso Iniciado

Fundamentos de Microscopia Eletrônica de Transmissão " FI281 - Tópicos em Ciência dos Materiais I

Daniel Ugarte

TODAS as VASGAS DISPONIVEIS FORAM PREENCHIDAS MATRICULA ENCERRADA. O curso visa dar uma introdução abrangente à microscopia eletrônica de transmissão (TEM) no campo da ciência dos materiais. Considerando que o TEM é instrumento operado por um único usuário, ele representa uma plataforma analítica com a versatilidade incomparável, dando acesso à informação estrutural e química do micrômetro a escala sub-Angstrom. Numa amostra fina (<100 nm de espessura), transparente a elétrons, pode-se realizar medições para obter informações sobre a cristalinidade, estrutura de grãos, tamanho, e a composição química. A estrutura do cristal pode ser trabalhada com resolução atômica, que permite a observação de bordas de grão, interfaces e defeitos. No fim do curso, o estudante deve ser capaz de: a) identificar técnicas TEM adequados para a resolução de problemas científicos específicos, b) interpretar os dados TEM apresentados nos artigos; c) entender o impacto dos avanços tecnológicos que, por exemplo, levaram à resolução sub- Angstrom pela correção da aberração; d) ter uma base ampla de fundamentos para aprender técnicas avançadas baseadas em feixes eletrônicos como holografia, tomografia, etc. Um aspecto importante da implementação deste curso é fornecer uma base teórica sólida para quem deseja iniciar uma formação prática para utilizar microscópios eletrônicos de transmissão (TEM).

Ago, 2021
Curso Iniciado

Biologia Investigativa

Juliana Nogueira de Souza, Dora Maria Grassi Kassisse

O curso **Biologia Investigativa** é o produto final do Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO, intitulado "Coletânea de boas práticas investigativas de baixo-custo para o ensino de Biologia: uma análise da viabilidade desse instrumento de ensino a partir da perspectiva docente nas Escolas Estaduais brasileiras", realizado pela discente Juliana Nogueira de Souza, sob orientação da Profa. Dra. Dora Maria Grassi Kassisse.

Mar, 2021